A palavra Poetizando no português é considerado um gerúndio, pois é uma ação em processo. Essa é exatamente a proposta do projeto "Ao Pé da Letra 2021". Nossa escola entende que o trabalho com poesia é um processo contínuo de beleza, reinvenções e encantamento. Sendo assim, estaremos sempre POETIZANDO.
Tanto os pais quanto os professores, devem compreender que cada criança passa por um processo individual de adaptação na escola. Enquanto umas podem se acostumar rápido com o convívio entre outros colegas e adultos, outras podem chorar para ganhar atenção dos educadores ou simplesmente por estranhar o ambiente. O cuidado nessa fase de adaptação é essencial, porque é o momento de inserção dos pequenos à vida em comunidade. A escola precisa respeitar o tempo das famílias e orientá-las para que o processo seja saudável para as crianças.
Estão abertas as matrículas para 2021 da Escola Arco-Íris! Está na hora de apresentar ao seu filho um novo mundo cheio de conhecimento e muita diversão. Para nós da Escola Arco-Íris, educar é mais do que ensinar. É transformar. É estimular e orientar as aptidões dos nossos alunos para o seu desenvolvimento pela vida e para a vida, transmitindo conhecimentos. Nosso objetivo é garantir um ensino de excelência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, proporcionando o desenvolvimento integral do aluno e sua participação na Sociedade. Contamos com um amplo espaço, equipe pedagógica qualificada e profissionais preparados para oferecer o que há de melhor em educação para o seu filho. Convidamos você a entrar conosco neste mundo mágico e conhecer nossa escola.
Este é o quinto vídeo da nossa #ColoniaArcoIrisEmCasa A professora Grazi trouxe uma brincadeira super divertida para todos fazerem em casa. A caça ao tesouro.
Este é o segundo vídeo da nossa #ColoniaArcoIrisEmCasa A professora Cristina vai nos ensinar a fazer uma máscara muito legal e fácil de fazer.
Este é o terceiro vídeo da nossa #ColoniaArcoIrisEmCasa A professora Grazi trouxe uma brincadeira muito legal para a criançada.
Este é o segundo vídeo da nossa #ColoniaArcoIrisEmCasa O professor Bruno trouxe uma brincadeira muito legal para a criançada cheia de música e diversão.
Este é o primeiro vídeo da nossa #ColoniaArcoIrisEmCasa A professora Grazi trouxe uma brincadeira muito legal para a criançada.
Os contos ensinam e transformam. São carregados de mensagens que nos chegam de forma indireta e que interpretamos conforme nossa experiência, nossos sentimentos e a necessidade da nossa alma. Contar histórias é para mim, uma interseção de artes e artefatos, considerando a arte como algo inerente ao ser humano e o artefato, algo que dá evidência histórica da atividade e da vida do homem e de todas as coisas. Os benefícios da história na escola O exercício de contar histórias possibilita debater importantes aspectos do dia-a-dia dos nossos alunos. Contar histórias é também uma forma de ensinar temas éticos, cidadania e de propiciar um mundo imaginário que encanta, ao mesmo tempo que acessa um lugar especial, relacionado ao sentir. A criança, mas também jovens e adultos, necessitam ouvir histórias para desenvolver sua imaginação, a observação, a linguagem oral e escrita, assim como, o prazer pela arte, a habilidade de dar lógica aos acontecimentos e estimular o interesse pela leitura e ampliar significativamente sua atuação positiva sobre si mesmo e o outro.
Uma coisa bem legal para fazer nas férias é aproveitar o tempo livre e visitar a Biblioteca da nossa cidade. Se você já tem o hábito de frequentar a biblioteca, basta escolher uma história bem legal para ler em casa com a família. Entretanto, caso nunca tenha visitado, é uma ótima oportunidade para fazer seu cadastro e virar fã de carteirinha. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, de 9 h às 19 h.
Nesta época de Festa Junina não pode faltar um figurino bem ajeitado. Para completar a roupa, o chapéu de palha não pode faltar. Aprenda agora algumas dicas para decorar seu chapéu e arrasar na quadrilha. Vamos lá? 1 – Chapéu com Bandeirinhas Coloridas de Feltro Este chapéu de palha foi feito com bandeirinhas coloridas de feltro. O que você vai precisar: • Pistola de cola quente • Feltro de várias cores • Linha colorida • Tesoura • Chapéu de Palha Como fazer: Usando um molde de bandeirinha pequeno, faça bandeirinhas com os feltros coloridos e recorte. Cole-os com a distância que achar necessária na parte inferior da aba do chapéu. Para enfeitar a parte de cima do chapéu, estenda a linha colorida e cole as bandeirinhas da mesma forma na linha, fazendo tipo um “varalzinho” e por fim, cole-o contornando a parte superior do chapéu. Fica lindo! 2 – Chapéu com Fitas de Cetim e Rendas Se você gosta de extravasar e sair por aí bem enfeitada, bem a caráter, veja este modelo de chapéu! É bem colorido! O que você vai precisar: • Pistola de Cola quente • Artigos de decoração: • Laços grandes, rendas e babados coloridos, fitinhas coloridas • Rosas artificiais • Chapéu de palha Como fazer: Comece colando os babadinhos e rendas na parte da aba do chapéu usando a cola quente. Preencha a aba totalmente. Depois cole os laços grandes na parte superior do chapéu, de forma que eles fiquem meio “em pé”. Cole as rosas artificiais e as fitinhas finas no centro do nó dos laços deixando as fitas com comprimento maior para que fiquem soltas sob o chapéu. Prontinho! Agora é só escolher o seu modelo e mão na massa.
Siga os passos abaixo e veja como é fácil. Decore sua casa e chame os amigos para participarem do seu Grande Arraiá. Material: • Tiras de papel colorido • Grampeador • Linha • Furador de papel Vamos ao passo a passo completo do balão junino: Passo 1. Faça quatro pares de tiras de papel coloridos com os seguintes comprimentos: 22cm, 24cm, 26cm, e 28cm e faça uma tira de 19cm para o centro do balão. Cada uma com 3 cm de largura. Passo 2. Pegue a tira de tamanho 19 cm que será o centro do enfeite, e posicione as outras tiras em pares ao lado dela. Comece colocando as tiras menores perto da tira central, depois, as maiores. Depois de juntar todas as tiras nesta posição, empilhe um dos lados das tiras sobre a mesa, para que fiquem todas do mesmo tamanho e com o grampeador prenda todas elas. Passo 3. Bom, no lado que prendemos as tiras ficaram todas no mesmo nível, mas, no outro lado, elas estão em tamanhos diferentes.
A Pascoa está chegando mas não vale só comer chocolate! Aproveite o feriado com as crianças para produzir presentes para toda a família. Vejam algumas ideias de atividades para fazer na Páscoa. Façam ovos de chocolate: ao invés de comprar ovos prontos. As crianças podem presentear a família e fazer os ovos como quiserem. Além de promover a interação com a família, as crianças se divertem na cozinha. OVOS COLORIDOS: Com tinta e pincel, pinte alguns ovos e enfeite a casa. CAÇA AO TESOURO: No dia da páscoa, esconda os ovos em algum lugar da casa e deixe pistas e pegadas de coelho para as crianças encontrarem sozinhas o prêmio. COELHINHO SAI DA TOCA: Coloque bambolês no chão de forma que cada criança fique dentro de um. Grite coelhinho sai da toca e todas as crianças devem trocar de lugar. Um bambolê vai ser retirado e quem fica sem toca sai da brincadeira. Ganha quem conseguir ficar na última toca.
A Páscoa está chegando. Que tal experimentar uma receita nova? Aproveitando a onda do coelhinho da páscoa nada melhor do que preparar um delicioso brigadeiro de cenoura. Vamos cozinhar? Ingredientes 1 lata de leite condensado 2 cenouras pequenas/médias batidas no liquidificador com pouca água (o mínimo possível) 1 colher de manteiga Açúcar cristal para finalizar ou granulado Modo de Preparo Mesmo processo do brigadeiro tradicional. Coloque na panela uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e as cenouras batidas no liquidificador com pouca água. Misture bem e leve ao fogo médio. Misture sem parar usando uma colher de pau. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar.
O carnaval está chegando. Vamos colocar a mão na massa e confeccionar a fantasia das crianças? PETER PAN - Se você já tiver camiseta e calça verdes, já é meio caminho andando! É só fazer um corte na camiseta para que ela fique com um formato de gola V. Se seu filho tem uma camisa polo verde, também dá! Olha o passo a passo aí embaixo… E para fazer o chapéu, basta ter feltro verde e vermelho em casa! Feltro é vida… EXPLORADOR - Essa fantasia é mais fácil ainda! Chapéu de palha, binóculo feito com rolo de papel higiênico e um colete de papel kraft. Não tem erro, né? FRED E VILMA FLINTSTONE - Dá para fazer de feltro (mas uma roupa toda de feltro fica meio quente), ou improvisar com camisetas maiores. Laranja para o Fred, cortada na parte de baixo, e com apliques preto e gravata azul. Já para a Vilma, uma a camiseta branca fica com uma manga só, e o detalhe que faz toda diferença é o colar, que dá para fazer com contas grandes, imitando pérolas. MERGULHADORES - Camiseta e bermuda preta, imitando uma roupa de neoprene. Óculos de mergulho e os cilindros de oxigênio para mergulho, feitos com garrafas pet pintadas. FADA - A cora e as asas na imagem abaixo, são feitas de papelão. Mas você também pode improvisar com feltro (caso tenha em casa). Pronto. Agora é só cair na folia.
Vejam como é fácil esta receita deliciosa de bolo de banana, enviada pela nossa nutricionista Cláudia Abreu.
Está na hora de apresentar ao seu filho um novo mundo cheio de conhecimento e muita diversão. Para nós da Escola Arco-Íris, educar é mais do que ensinar. É transformar. É estimular e orientar as aptidões dos nossos alunos para o seu desenvolvimento pela vida e para a vida, transmitindo conhecimentos. Nosso objetivo é garantir um ensino de excelência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, proporcionando o desenvolvimento integral do aluno e sua participação na Sociedade. Contamos com um amplo espaço, equipe pedagógica qualificada e profissionais preparados para oferecer o que há de melhor em educação para o seu filho. Convidamos você a entrar conosco neste mundo mágico e conhecer nossa escola. Faça-nos uma visita: Nossa sede está localizada na rua Espírito Santo, 1005, Bairro Sidil. Mais informações pelo fone (37) 3221-7560 ou na secretaria da escola.
Chame toda a família para um fim de semana de muita animação. Construa casa, foguete, carro, tudo o que a imaginação mandar. Vamos dar alguns exemplos e dicas para sua obra.
Nessa brincadeira a criança terá 1 minuto para observar um lugar da casa. Depois deste tempo, ela sairá do cômodo e você deverá mudar 7 objetos de lugar. Ganha a criança que descobrir quais foram os objetos.
O evento pedagógico ‘‘Ao Pé da Letra’’ é um projeto anual da escola Arco-Íris que envolve alunos, profes-sores, pais e comunidade. Ele tem como objetivo o estudo do conteúdo eleito e a socialização de produções dos nossos alunos, tendo sempre a disciplina da língua portuguesa como base. Os alunos do 1º ano da professora Rosália ,iniciaram os estudos do Projeto: Ao Pé da Letra - 2018 com a presença da enfermeira Karen , em uma aula prática e cheia de conhecimentos. O 3º Ano da professora Bernadete recebeu a visita da Fisioterapeuta Ana Flavia Avellar Maia Seixas,para uma palestra sobre a importância do exercício físico para nossa saúde.Desta forma as crianças iniciaram seus estudos do Projeto Ao Pé da Letra -2018- “Saúde é o que interessa. Cuide-se bem e viva a vida!" Olha que legal minha gente! A turma do 1° período da professora Aline, também aprendeu muito sobre as frutas e a importância de uma alimentação saudável desde pequenos. Além de conhecerem e saborearem as frutas, as crianças identificaram as cores da saúde,através de explicações muito importantes dadas pela nutricionista Cláudia. O Projeto Ao Pé da Letra 2018 vem com tudo e vai trazer ainda muitas coisas legais para nossas crianças. É isso aí meninada!
O Folclore traz encanto, liberdade, cultura, lazer, e tantas outras coisas que podem ser admiradas por qualquer povo do mundo. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. Trazendo diversão e cultura, a turma do 5 ano comemorou o dia do Folclore apresentando a música “Mistérios da meia noite” de Zé Ramalho. As turmas do 1º e 2º anos, vivenciaram o folclore brasileiro com o projeto Folclorices. Brinquedos de sucatas foram construídos pelos alunos e fizeram partes de um recreio interativo. Folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região. Nós valorizamos muito a nossa cultura e suas manifestações e procuramos sempre que nossos alunos aprendam e saibam a importância da essência do nosso povo.
A Escola Arco-Íris completou 31 anos em janeiro de 2018. Magdalena Pìmentel Scarano Avellar e Hypólita maria lemos de Souza (Poly) se uniram com o intuito inicial de oferecer à sociedade divinopolitana uma educação Infantil abrangente fundamentada em um marco, constituído de 4 níveis: Ontológico, Filosófico, psicológico e Pedagógico com sustentação teórica no construtivismo sociointeracionalista. Dez anos depois foi implantado o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), seguindo os moldes filosófico-pedagógicos. Em 2001, a escola mudou para a nova sede com 3000 metros, situada à rua Espirito Santo, 1005, no bairro Sidil. Atualmente oferece Educação Infantil para crianças a partir de um ano e 3 meses até o 52º período e o Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)., A equipe é formada por profissionais especializados. Também são oferecidas aulas de música, artes, filosofia e psicomotricidade, além de atividades extraclasse: futebol, robótica, ballet, jazz, taekwondo, aulas de reforço, artes e recreação. Em 2017 foi inaugurado o Espaço Arco-Íris para festas. Este ano a novidade é o projeto “Encontro Marcado”, coordenado pelas fundadoras, realizado uma vez ao mês. É voltado para pais e interessados em buscar o melhor para a educação das crianças. Magdalena é psicóloga e ex-professora do Centro Pedagógico da UFMG. Poly é psicóloga com vasta experiência em Psicologia Clínica e Escolar.
A argila é um material bem gostoso de brincar. Além disso, pode dar origem a peças de artesanato que a criança pode fazer. O princípio das atividades é bem parecido com o da massinha. Porém, com uma diferença. É possível “assar” a argila no forno de casa ou deixar secar para dar origem a outras formas de brincar! A argila é um material bem maleável, mas para trabalhar com ela você precisa ter sempre um pouquinho de água do lado. Conforme for umedecendo a argila, ela fica mais mole e flexível. Só não molhe muito de uma vez ou ela vai virar uma montanha de lama! Hoje em dia, é fácil encontrar este material em floriculturas, lojas de artesanato e jardinagem. Veja abaixo alguma ideias de brincadeiras com argila:
A campanha “Conecte-se ao que importa” está sendo deflagrada nacionalmente pelo Programa Dedica – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, acolhido na Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. Tem o propósito de enfrentamento de uma das formas atuais do abandono, caracterizada como violência virtual, que se inicia com a negligência dos pais e cuidadores de grande parte das crianças e adolescentes pelo desvio de seus olhares e atenção para as telas do mundo virtual. Alertar para esta situação de omissão do cuidar é o objetivo da primeira etapa da campanha, que tem a parceria e apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). As peças começaram a ser reproduzidas pelo CFM em suas redes sociais em agosto. A campanha "Conecte-se Ao Que Importa" também propõe conscientizar a sociedade sobre a importância de os pais darem mais atenção aos seus filhos e combaterem o excesso do uso de aparelhos eletrônicos e das redes sociais tanto por eles quanto pelas crianças e adolescentes. A pediatra e psicanalista Luci Pfeiffer, coordenadora do programa, lamenta o uso abusivo da internet pelas crianças e adolescentes, com ou sem o apoio dos pais - a chamada "violência virtual". "Nós não queremos que estas crianças acabem sendo atendidas pelo Dedica. Precisamos de parceiros para multiplicar esta campanha e evitar que isto aconteça", comentou.
Toda criança adora brincar. E não há nada mais gostoso do que as brincadeiras que colocam a criança em movimento. Um brincadeira muito saudável e divertida é o balanço, um brinquedo muito antigo, que data do século V antes de Cristo, e que basicamente é feito com madeira e cordas amarradas em uma árvore, garantindo assim que as crianças se movimentem pelo ar. Aproveite o final de semana e construa um balanço em família. Será uma atividade manual bem divertida. Apenas lembre-se de tomar alguns cuidados: escolha uma corda bem resistente, a amarração da corda deve ser de um tipo que não afrouxa com o balançar, se for colocar o balanço em árvores, escolha galhos fortes e firmes, um balanço de pneu não deve acumular água, instale o balanço em local que não tenha perigo de chocar com outros objetos. Veja algumas ideias de balanços.
Como sabemos, qualquer aprendizado é ainda mais efetivo na infância e na adolescência. Atualmente, a tecnologia apresenta novidades em ritmos acelerados, que mal conseguimos acompanhar. A habilidade das crianças e adolescentes em interagir com tablets, smartphones e outras tecnologias digitais nos surpreende a cada dia. É como se já estivesse em seus DNA’s, porém, essa habilidade não ajuda seu filho a escapar do “analfabetismo do futuro”. Segundo especialistas, os adultos que não souberem programar a partir da nova geração podem ser “analfabetos do século 21”. Devido aos avanços tecnológicos e da Inteligência Artificial, até 2030 teremos muitas mudanças em vários setores como transporte, saúde, educação, entretenimento, segurança e eletrônicos. Teremos mudanças profundas afetando empregos, salários e outras questões, portanto será necessário se adaptar às essas rápidas mudanças. Consequentemente, saber programar será tão importante quanto o domínio de uma segunda língua, independentemente se a pessoa trabalhar na área de informática, medicina ou direito, por exemplo. A programação e robótica para crianças e adolescentes é uma das maneiras de ensiná-los a se preparar para futuro. Em países como Finlândia, Austrália, Inglaterra, Japão e Estônia, crianças a partir de 6 anos de idade já entram em contato com os fundamentos de codificação/programação.
Continuando com o envolvimento das crianças na preparação das refeições, estamos postando esta semana uma receita que com certeza vai agradar toda a família. O nuggets de frango com abobrinha. O preparo é super rápido e fácil e você ainda pode congelar para assar em outros dias. Chame a criançada e mãos à massa! Ingredientes • 500g de peito de frango • 1 ovo batido • 1 colher (sopa) de cebolinha (opcional) • 200g de farinha de milho • Sal e pimenta (a gosto) • 1 cebola pequena • 1 abobrinha
É de tamanha importância, tanto para a família quanto para a escola, entender as causas do TDAH e tentar ver o mundo através dos olhos das crianças. Diminuir o estresse causado, evitando assim os “Pré-conceitos de que a criança é desinteressada ou preguiçosa, ou ainda, que é ruim e muito teimosa. Deve-se haver também o conhecimento de regras básicas de técnica de conduta, em razão do temperamento da criança e a variedade de problemas que podem surgir em relação às dificuldades de aprendizagem, procurando sempre fazer distinção entre os comportamentos que resultem de uma incompetência (dificuldade) daqueles que resultam da desobediência, pois parte dos comportamentos da criança com TDAH é mais em razão das suas dificuldades do que por teimosia. TDAH NAS ESCOLAS Busca estabelecer um diálogo com os profissionais da educação, principalmente. Contudo, poderá despertar o interesse de muitos, uma vez que discutirá as questões: diagnóstica, sua especialidade, o uso da medicação e os processos cognitivos envolvidos no TDAH. O envolvimento da memória de trabalho e da linguagem, nos processos cognitivos, envolvidos no TDAH representam, seguramente, um desafio para educadores, pais e todos os que lidam com a criança e o adolescente que têm o déficit atentivo. “Como costumo dizer: TDAH, um nome e muitos olhares, dificuldades e desafios, que nos convidam a fazer a diferença, fazer diferente, pois é isso que nos exige o TDAH. (Marilene Tavares Cortez)”
Construir pipa é pura diversão. Você pode escolher a cor da pipa, da rabiola, enfeitá-la de várias maneiras e depois... . Depois é só soltar e admirar sua pipa no céu. Chame a família toda e aproveite o final de semana para construir sua pipa e conhecer novos lugares perto da natureza e longe da rede elétrica. Tenha um ótimo final de semana. Material: • 2 varetas de bambu ou de palha de coqueiro • Fita adesiva colorida, • Tesoura sem ponta, • Papel de seda, • Papel crepom ou seda (para a rabiola), • Linha nº10
O espaço de trabalho profissional de psicologia na escola é amplo. O psicólogo escolar atua como mediador das diversas relações: família, família-escola, entre professores, professor-aluno, entre alunos, instituição-profissionais e aluno-aprendizagem. É muito importante o psicólogo criar maneiras diversas para viabilizar este trabalho. Existem poucos trabalhos teóricos sobre este assunto. Depois de mais de 30 anos de atuação nesta área em escola, gostaria de falar um pouco da minha experiência.