A escola

​A Escola foi CRIADA em 24 de novembro de 1986 e iniciou suas atividades em 01 de janeiro de 1987.

Numa primeira etapa, Magdalena Pimentel Scarano Avellar, normalista, ex. professora do Centro Pedagógico da UFMG, psicóloga e Hypolita Maria Lemos de Souza, psicóloga com experiência em Psicologia Clínica e Escolar, uniram-se com intuito de oferecer à sociedade divinopolitana uma Educação Infantil abrangente (com atendimento Pedagógico, Psicológico e Social).

Em 1990, depois de constantes estudos e aperfeiçoamentos da Equipe docente, elaboraram o eixo curricular da Escola Arco-Íris, fundamentado na construção de um marco, constituído de 4 níveis: Ontológico, Filosófico, Psicológico e Pedagógico, em torno de uma proposta de educação, que encontra sua sustentação teórica no construtivismo Sócio Interacionista.

Em 1993, atendendo à solicitação de pais de alunos para a continuidade do ensino, decidiram ampliar a Escola. Em agosto de 1996, foi possível realizar este sonho, com a mudança para um novo prédio, que atendesse às expectativas relacionadas ao espaço físico, tão procurado desde então. Com a finalidade de prosseguir o trabalho que estava sendo desenvolvido na Educação Infantil, em 1997 a Escola Arco-Íris implantou o Ensino Fundamental I. A escola foi crescendo e em agosto de 2001 mudou para uma sede com 3000 m2, situada à Rua Espírito, 1005, Bairro Sidil, Divinópolis, MG.

A Escola Arco-Íris conta com 11 salas de aula, biblioteca, sala de professores, sala de orientação, 2 espaços multiuso, diretoria, secretaria, almoxarifado, cozinha, banheiros, pátios, quadra poliesportiva coberta, salão de festas, sala multimídia. A equipe é formada por profissionais especializados em Educação Infantil e Ensino Fundamental. São feitos encontros semanais de formação continuada, além da participação em cursos, seminários e palestras.  A Escola Arco-Íris oferece Educação Infantil à crianças a partir do Maternal I até o 2º Período e o Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano. Fazem parte do currículo da Escola aulas especializadas de música, artes, filosofia, educação física e psicomotricidade. Também são oferecidas atividades extraclasse como: futebol, capoeira, ballet e jazz, taekwondo, aulas de reforço e robótica.

MISSÃO

A missão da Escola é proporcionar aos alunos o domínio dos instrumentos essenciais à aprendizagem, assim, a criança constrói o seu conhecimento a partir de sua bagagem pessoal e de condições ambientais favoráveis. O professor é o mediador do conhecimento, provocando a sua construção, produzindo novas ideias e conceitos.

VISÃO

Garantir um ensino de excelência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, proporcionando o desenvolvimento integral do aluno e sua participação na Sociedade.

JUSTIFICATIVA

A Escola deve propiciar o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno, por meio de atividades diversificadas realizadas em situações de interação com sua realidade, que possibilite o estímulo do pensamento concreto e abstrato.

A proposta pedagógica dessa Instituição escolar visa levar em consideração a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pelo aluno respeitando e valorizando sua identidade sociocultural, proporcionando aprendizagens para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade no meio em que vivem.

Escola Arco-Íris - Educação Infantil e Ensino Fundamental
Rua Espírito Santo, 1005 | Bairro Sidil